Como resolver o erro “Este PC não pode executar o Windows 11” da Microsoft

Após a revelação da Microsoft de seu novo sistema operacional Windows 11, os proprietários de PC têm verificado se seus sistemas serão capazes de executar o Windows 11 assim que a atualização estiver disponível. Um aplicativo da Microsoft ajuda com isso, mas mesmo que as pessoas tenham certeza de que seus dispositivos podem suportar o sistema operacional com base nos requisitos colocados pela Microsoft, uma mensagem de erro que tem aparecido com frequência sugere o contrário. Se você é um dos usuários do Windows que está recebendo essa mensagem, existem algumas soluções para o problema.

A mensagem de erro em questão diz “Este PC não pode executar o Windows 11” sempre que as pessoas verificam se seus dispositivos são compatíveis. Essa mensagem costumava ser muito menos útil do que agora, pois diria apenas “não” às pessoas, sem explicar o motivo de um sistema não ser compatível, mas o aplicativo que as pessoas podem usar para determinar a compatibilidade foi atualizado para fornecer pessoas uma resposta para suas perguntas de compatibilidade. Por exemplo, agora dirá coisas como “Recomendamos que você verifique se o TPM 2.0 está habilitado” ou “O processador não é compatível com o Windows 11.”

Uma série de mensagens diferentes podem ser exibidas, mas aquela que envolve as configurações do Módulo de plataforma confiável dos sistemas pode atrapalhar mais as pessoas do que outras. De acordo com as especificações do Windows 11, é necessário que as pessoas tenham o TPM 2.0 para executar o sistema operacional. Isso significa que seu computador terá que ter o chip TPM necessário para executar o Windows 11, o que pode deixar muitos usuários de fora, dependendo da idade do sistema. Desde então, a Microsoft compartilhou mais informações sobre esse problema especificamente para tratar dessas questões.

Para ver se o seu computador tem o TPM necessário, você precisa ir até a opção de entrada “Executar”, pesquisando-o ou pressionando as teclas Windows + R. Insira “tpm.msc” sem as aspas quando estiver lá e você verá suas informações de TPM ou uma mensagem sobre como ativá-lo na BIOS, se não for encontrada. Você deve encontrar uma configuração de Suporte TPM no BIOS do seu sistema que deve permitir que você habilite ou desabilite essa opção que pode resolver alguns erros se os problemas do Windows 11 forem relacionados ao TPM.

Adrenalina