Igor no Laboratório de Igor acaba de vazar a data para a próxima placa de vídeo RTX 3080 Ti da NVIDIA. Esta é a placa mais ansiosamente esperada da linha RTX 3000 da NVIDIA, considerando que tem um buffer vRAM de 20 GB completo (ao contrário do buffer de 10 GB na 3080) e deve ser o “verdadeiro” carro-chefe, considerando que a 3090 é basicamente uma substituição para a Titan . Embora Igor tenha sido uma rocha sólida no passado, lembre-se de que os cronogramas de lançamento da NVIDIA são vulneráveis à mudança de ideia de Jensen e a outros fatores de oferta e demanda – portanto, considere as datas de lançamento com cautela.
Igor: RTX 3060 virá nos sabores de 6 GB e 12 GB.
De acordo com Igor, o RTX 3080 Ti pousará em fevereiro de 2021, enquanto o RTX 3060 vai pousar no início de janeiro de 2021. Isso faz sentido porque o RTX 3060 está programado para ser o rei do orçamento para a linha da NVIDIA e deve ser o um que os usuários vão querer comprar em grandes volumes. Dito isso, não temos certeza do estado das linhas de suprimento da NVIDIA porque, algumas semanas atrás, não havia visibilidade de quando a empresa será capaz de atender à demanda.
Ainda mais, curiosamente, Igor menciona que o RTX 3060 virá em um sabor de 6 GB e 12 GB. Se isso for verdade, ele depreciaria seriamente o valor de um RTX 3080 de 10 GB. Reclamei sobre o buffer de 10 GB no início – já que definitivamente não é suficiente para uma linha de jogos de 2020 baseados em streaming de ativos. Quem sabe, a NVIDIA pode decidir dar ao RTX 3080 o tratamento de 20 GB também, uma vez que eles tenham memória GDDR6 sobressalente suficiente em estoque.
Recapitulação: O RTX 3080 Ti 20GB
O NVIDIA RTX 3080 Ti era originalmente para ser baseado no PG132 SKU20 (embora a NVIDIA tenha decidido renomeá-lo) e está no pipeline há algum tempo. Embora a contagem de núcleos CUDA exata ainda não tenha sido confirmada, ele terá o dobro da quantidade de memória quando comparado ao vanilla RTX 3080. Para ser claro, mesmo a nomenclatura não está confirmada, pois o sufixo SUPER pode aparecer em qualquer lugar do nome, caso Jensen considere é assim.
É altamente recomendável que os usuários (que desejam comprar uma placa NVIDIA) optem pelo RTX 3090 (se puderem) ou esperem pelo RTX 3080 Ti / SUPER 20 GB.
Com essa quantidade de poder de sombreamento, você desejará ter um buffer de memória complementar. De acordo com a Videocardz, o cartão chegará a janeiro de 2021. Considerando o fato de que aplicativos matadores como o Microsoft Flight Simulator 2020 já mastigam toda a vRAM que o 2080 Ti tem a oferecer, 10 GB vai parecer minúsculo depois de um ano ou dois. Os consoles de próxima geração já estão conduzindo jogos com streaming de ativos de grandes mundos, então a vRAM vai começar a se tornar muito mais crucial do que antes. Com a AMD lançando uma placa principal com 16 GB de vRAM, a NVIDIA teve que responder com sua própria placa de alta vRAM.
De acordo com Kopite, o RTX 3080 Ti será baseado no GA102 e terá especificações entre um RTX 3080 e 3090. A nomenclatura exata do chip é GA102-250-A1 e contará com barramento de 384 bits com memória GDDR6X. O tamanho do barramento significa que a NVIDIA usará um buffer de 12 GB ou de 24 GB. Considerando que o Microsoft Flight Simulator 2020 já tem um gargalo de 11 GB de RAM no RTX 2080 Ti, seria decepcionante ver a NVIDIA lançar outra GPU poderosa com um pequeno buffer de memória. Com RTX IO e streaming de ativos (demo Unreal Engine para consoles de próxima geração) se tornando uma coisa no próximo ano ou mais, cada bit de buffer ajudará nesta mudança de paradigma.
Jesus. A new spec of GA102, between 3080 and 3090.
— kopite7kimi (@kopite7kimi) October 27, 2020
Também não está claro neste ponto como a revelação desta nova GPU se encaixa nos rumores sobre a NVIDIA planejando voltar para a TSMC. No entanto, dá crédito à crença de que a série RTX 3000, pelo menos por agora, permanece no processo Samsung 8nm. A empresa inicialmente enfrentou rendimentos abaixo do ideal e restrições de fornecimento no lançamento, mas espera-se que melhorem significativamente à medida que entramos no novo ano.
GA102-250-A1, 9984FP32, 384bits GD6X
— kopite7kimi (@kopite7kimi) October 27, 2020
Este será um cartão insanamente poderoso com 34 TFLOPs de poder. Dito isso, a API, o driver e a infraestrutura de aplicativo atuais não podem aproveitar totalmente todo esse poder bruto. Esta é a verdadeira razão pela qual as placas incrivelmente poderosas da NVIDIA não escalam linearmente com os TLFOPs. A empresa basicamente fez cartões que estão à frente de seu tempo quando comparados ao ecossistema de software circundante.
A forte evidência disso reside no fato de que a série RTX 3000 tem experimentado uma escala positiva não linear ao descer na pilha. Um RTX 3070 que tem um pouco mais núcleos do que o RTX 2080 Ti bate o carro-chefe anterior – acabando com quaisquer rumores ou alegações sobre os núcleos CUDA na série Ampere não serem tão fortes quanto a série Turing ou acusações enganosas no design de arquitetura com falta de INT desempenho.
A grande série Navi da AMD será lançada ainda hoje e resta saber como o mercado de GPUs se comportará à medida que entramos na temporada de férias. O preço da NVIDIA é ótimo, mas ela precisa trabalhar com os desenvolvedores para consertar a API e as pilhas de driver para aproveitar adequadamente o desempenho bruto oferecido pela série Ampere (bom vinho da mais alta ordem) e, enquanto isso, a AMD vai produzir cartões de desempenho de baixo custo com o que parece ser uma ampla oferta. Eles também tomaram várias medidas para garantir que o escalonamento de robôs que aconteceu com a NVIDIA não aconteça no lançamento da série Radeon RX 6000.