Sony: um SSD de ultra-alta velocidade é a chave para nossa próxima geração, tornando as telas de carregamento uma coisa do passado

Uma das maiores notícias de jogos do mês passado foi, certamente, a revelação das primeiras especificações da próxima consola PlayStation da próxima geração da Sony.

Mark Cerny, o arquiteto líder (para não mencionar um talentoso Game Designer em seu próprio direito) do PlayStation 4, está reprisando seu papel para o presumivelmente chamado PlayStation 5. Cerny revelou alguns aspectos-chave do console de próxima geração, como o CPU baseada em Zen-Core (7nm) de oito núcleos e GPU baseada em Navi, bem como suporte de hardware para raytracing e áudio 3D. A única demonstração que ele deu ao entrevistador da Wired mostrou os impressionantes tempos de carregamento do devkit, com o carregamento do Homem-Aranha da Marvel em 0,5 segundo, em vez dos 15 que você normalmente teria que esperar em um PlayStation 4 Pro. Na época, Cerny explicou que a Sony equipou o console PlayStation da próxima geração com um SSD “especializado”.

Nenhuma informação adicional foi dada. No entanto, o pessoal da PlayStation Magazine oficial foi capaz de roubar uma declaração adicional de um porta-voz da Sony, que é tão breve quanto interessante. Aqui está a citação, diretamente da revista (junho de 2019, edição 162):

Um SSD de velocidade ultra-alta é a chave para a nossa próxima geração. Nossa visão é tornar as telas de carregamento uma coisa do passado, permitindo que os criadores criem experiências de gameplay novas e exclusivas.

Uma declaração cristalina de fato. Historicamente, a velocidade de um disco rígido nunca foi a especificação definitiva de qualquer hardware de console. A principal razão pela qual a Sony pode estar empurrando as capacidades deste novo SSD é que ele pode ajudar jogadores casuais e até mesmo estranhos em jogos PlayStation, já que tempos de carregamento tradicionalmente têm sido um prejuízo para os novatos que não entendem Aproveite a espera por minutos antes de jogar.

No entanto, como os jogadores principais, nós mesmos estamos mais interessados ​​na última parte da nova declaração. Ter um SSD tão rápido disponível em todos os consoles PlayStation da próxima geração pode muito bem permitir que os desenvolvedores de jogos melhorem drasticamente certos aspectos de seus títulos, que antes eram atolados pelas especificações lentas dos discos rígidos comuns. Os jogos do mundo aberto, em particular, devem se beneficiar muito.

Passará algum tempo até ouvirmos mais notícias, uma vez que a PlayStation 5 não será lançada em 2019, mas vamos mantê-lo informado sobre qualquer assunto

Adrenalina