Xbox adquire Bethesda, Desenvolvedores de Doom, Fallout, Elder Scrolls e muito mais

Em uma reviravolta chocante, o Xbox anunciou hoje que assinou um acordo para adquirir ZeniMax Media, a empresa-mãe da Bethesda Softworks. Este movimento monumental traz franquias de videogame como Doom, Fallout e The Elder Scrolls para o grande Xbox. A quantidade exata de IP que o Xbox acaba de adquirir é um tanto impressionante de se pensar, e certamente deve ajudar a posicionar melhor a empresa em termos de títulos originais no futuro.

“Como um dos maiores e mais aclamados desenvolvedores de jogos privados e editoras do mundo, a Bethesda é um grupo incrivelmente talentoso de 2.300 pessoas em todo o mundo que compõem alguns dos estúdios criativos mais talentosos em nossa indústria em Bethesda Softworks, Bethesda Game Studios, id Software, ZeniMax Online Studios, Arkane, MachineGames, Tango Gameworks, Alpha Dog e Roundhouse Studios “, lê-se em parte o anúncio oficial de Phil Spencer, chefe do Xbox. “Estas são as equipes responsáveis ​​por franquias como The Elder Scrolls, Fallout, Wolfenstein, DOOM, Dishonored, Prey, Quake, Starfield e muitos mais.”

De acordo com o comunicado de imprensa anunciando a aquisição, a Microsoft está adquirindo ZeniMax Media por US $ 7,5 bilhões em dinheiro. O negócio está sujeito a todos os obstáculos legais habituais por trás de tais aquisições, mas a Microsoft espera fechar no segundo semestre do ano fiscal de 2021. Isso marca apenas a mais recente aquisição de alto perfil do Xbox, com empresas anteriores como Double Fine Productions e Obsidian Entertainment sendo adquiridas nos últimos anos. Notavelmente, agora que o Xbox possui Obsidian e Bethesda, isso provavelmente irá gerar mais uma vez os apelos por uma sequência de Fallout: New Vegas.

“Os jogos são a categoria mais expansiva na indústria do entretenimento, já que as pessoas em todos os lugares recorrem aos jogos para se conectar, socializar e jogar com seus amigos”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft, como parte do comunicado à imprensa anunciando a aquisição. “Conteúdo diferenciado de qualidade é o motor por trás do crescimento e do valor do Xbox Game Pass – do Minecraft ao Flight Simulator. Como um desenvolvedor e editor de jogos comprovado, a Bethesda obteve sucesso em todas as categorias de jogos e, juntos, promoveremos nossa ambição de capacitar mais de três bilhões de jogadores em todo o mundo. “

Adrenalina